terça-feira, 4 de junho de 2013

Como a leitura e a escrita começaram a fazer parte de sua vida?



Depoimentos....


 " O livro que marcou o meu percurso de leitura e atração por ela foi Olhai os lírios do Campo, de Érico Veríssimo. Embora já não fosse nenhuma criança, pois estava na faculdade, achei muito instigante, enredo envolvente, fácil de se apaixonar. Uma linguagem acessível para qualquer leitor. Pronto, fui envolvida.
  A partir daí comecei a dedicar-me mais ao ato de ler, principalmente voltei-me aos clássicos.
  A leitura e fundamental em nosso processo de formação enquanto pessoas. Temos necessidade da ilusão e dos sonho. Tudo que me cai nas mãos, todos os gêneros, depois desta experiência pessoal, eu leio ". 

                                                                                   Dáphne Esther Franzani Barboza                              



 " A leitura e a prática de escrita em minha vida foram ocorrendo aos poucos e de certa maneira natural.Na infância meus pais não liam livros renomados  ( romances, contos e crônicas , etc) , porém sempre estavam com um artigo, uma oração, um livro de receitas, a bíblia, um manual, apostila de curso que faziam no campo e eu curioso sempre com algum papel na mão simulando a leitura mesmo ainda não sabendo ler , mas imitando-os.
   O  contato maior com a leitura e escrita foi na escola, local que tive oportunidade de ler e levar os livros para casa , afinal ,meus pais ,mesmo não sendo leitores ativos, sempre faziam questão de saber sobre minhas leituras, o que me incentivava, pois ao ler um livro imediatamente iria contá-lo a eles.
  Essa magia pela leitura, fez com que me destacasse de certa maneira na escrita.No Ensino Fundamental e Médio, sempre gostei de escrever de tudo sendo,narrativas, textos argumentativos, expositivos ,etc.Porém um gênero textual que amava redigir era o"Teatral", por meio dele colocava em prática o que lia em livros , assistia na mídia, observava na sociedade e misturado a uma pitada de criatividade colocava  a "minha escrita" no palco ,o que me deixava completo e realizado.
   Em sete anos de escola cheguei a escrever oito peças , aquilo no momento era um passa tempo, mas hoje reflito que não...aqueles simples textos refletiam o meu processo de leitura e escrita.Pena que hoje não tenho  ideia de onde esteja todos esses meus manuscritos , só me resta a lembrança de que valeu muito a pena : ler , escrever e ver acontecer"!

                                                                                                  Daniel Bosisio



 " A leitura sempre teve importância na minha vida. Desde pequeno eu gostava de ouvir as histórias de minha bisavó, todos os dias a tarde ela me contava alguma história. E foi ela que me deu meu primeiro livro aos 5 anos: Branca de Neve e os 7 anões, mesmo sem saber ler, fazia minha leitura abstraindo-me nos desenhos. Por isso, posso dizer que minha bisavó é uma grande incentivadora da leitura na minha vida.

  Quando entrei na escola, minha maior vontade era a de ler logo para conter contar histórias para minha bisavó. O tempo passou, aprendi a ler, e ela passou a ser minha ouvinte de histórias, porém ela me indicava os títulos que ela gostaria de me ouvir contar. 

  E assim, cada vez mais fui tomando gosto pela leitura e hoje posso dizer que sou um leitor de carteirinha, graças a minha queria e saudosa bisa ".

                                                              Coriolanu Oliveira Bento Thill



 " Eu adoro ler, quando criança,meus pais tiveram uma livraria e naquela época eu “devorava” todos os gibis que chegavam.Cheguei até a assinar gibis da Disney que chegavam em casa uma vez por mês.Também gostava dos livros da escola como os da coleção Vaga lume,e os livros de Pedro Bandeira,Principalmente “A droga da obediência “ e “ A marca de uma lágrima”.

  Em umas férias me lembro que um primo meu,de São Paulo e juntos lemos toda coleção de Monteiro Lobato.Eram 12 livros.Eu li 6 e ele 6 e depois trocamos.Passei um tempo lendo livros da escola mas não comprava livros por “vontade própria” e como em casa,sempre teve muitos,lia os da estante da minha avó ou da minha.

  Foi na  faculdade que na verdade , essa “paixão” por ler voltou e passei a querer comprar livros,ir a Bienais.

   Hoje em dia,  gosto muito de ler romances principalmente ficção e geralmente os “Best Sellers”.Adoro policiais e com suspense.

  Sempre falo para meus alunos da importância da leitura e também já consegui mudar a opinião e o hábito de muitas amigas que não gostavam de ler ".
                                                              Carolina Marrey Nauhardt

Um comentário:

  1. Olá, Coriolanu, Daniel, Dáphne e Carolina. Muito legal o blog de vocês. Espero que a atividade tenha sido enriquecedora e que vocês continuem publicando material interessante aqui no blog do grupo.
    Grande abraço!
    Renata Godoy

    ResponderExcluir